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Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso UFCD_10005: Gestão de equipas e de conflitos
Duração
25.0 horas
Dias
8
Condições de Inscrição

Ativos empregados sem restrição ao nível da habilitação e desempregados com 12ºano ou mais e inscritos no IEFP há menos de 12 meses. Não são elegíveis estudantes e reformados.

Conteúdos Programáticos

Coordenação da equipa
. Formas de organização da equipa
. Desafios e oportunidades
. Comunicação com assertividade na liderança
. Distribuição de tarefas e complementaridade dos elementos da equipa
. Motivação da equipa para um desempenho de excelência
. A existência de preferências pessoais e o seu reflexo na equipa e nas funções de liderança

 

A equipa de trabalho
. Fenómenos e dinâmicas próprias
. Relação de trabalho da equipa perante o líder
. Relação de trabalho entre os elementos da equipa
. Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda

 

Gestão de conflitos no desenvolvimento do trabalho em equipa
. Origem e fonte de conflitos
. Atitude tranquila numa situação de conflito
. Como lidar com os desacordos e conflitos
. Como motivar os elementos da equipa
. Consequências de situações de conflitos

 

O relacionamento dos elementos da equipa
. Respeito mútuo entre líder e colegas
. Valorização pessoal e profissional
. Equilíbrio nas sugestões, problemas e necessidades dos outros
. Funções e responsabilidades individuais
. Exercício da liberdade com responsabilidade no trabalho

 

Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa
. Capacidade de resolução de conflitos
. Impacto da comunicação no relacionamento humano
. Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento

Objectivo Geral

  • Identificar as diferentes formas de motivação de equipas;
  • Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa;
  • Definir tarefas e responsabilidades dos elementos da equipa;
  • Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes;
  • Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.